Canal amazonense lança série documental sobre Alanis Morissette

Com mais de 1,5 milhão de visualizações, o canal “Na Estrada Films”, fundado pelo jornalista amazonense Kevin Moraes, lança “The Couch”, série documental de quatro episódios sobre a vida da cantora canadense Alanis Morissette. A obra levou dois anos para ficar pronta e foi o trabalho de conclusão de Kevin no curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, obtendo nota máxima.
A ideia de fazer “The Couch” nasceu justamente para ser um projeto de conclusão de curso da universidade. “O documentário foi construído como se fosse uma conversa, às vezes dela com o telespectador ou com si mesma. Partindo da mesma premissa, as canções da canadense também são parte da narrativa. Em certos trechos, na perspectiva do olhar de Alanis ou dos fãs”, disse Kevin. A orientação do TCC ficou por conta das professoras Dras. Cristiane de Lima Barbosa e Ivânia Maria Carneiro Vieira.
O título do documentário é uma referência às composições autobiográficas de Alanis, que parece estar sempre em um divã no estúdio e no palco. “The Couch” é também o nome de uma faixa, que ela lançou em 1998.
“A série funciona como um grande recorte, sendo contada por meio da voz da própria Alanis. Isso inclui em sua maioria arquivos e depoimentos que não tiveram grande repercussão na internet. O Lado B da carreira. Pontos essenciais para entender o discurso da artista, especialmente tudo o que veio após o auge do sucesso”, completa o diretor.
Sem fins lucrativos, a versão estendida só com depoimentos que Alanis concedeu ao longo da carreira está agora disponível no canal Na Estrada Films no YouTube, com legendas em português. Os episódios trazem momentos de várias fases da carreira. Os shows no Brasil e imagens das gravações dos álbuns aparecem no material. Os capítulos detalham a trajetória de Alanis, quem ela é como performer e o processo criativo dos discos, destacando o potencial da Música como um meio de comunicar mensagens ao público.
DE SANDY & JUNIOR A MICHAEL JACKSON
Além de Alanis Morissette, o canal Na Estrada Films já produziu documentários sobre grandes nomes da música internacional. Madonna (345 mil views), Laura Pausini (28 mil), Fiona Apple (188 mil) e Michael Jackson (1 milhão) foram alguns deles.
Os documentários sobre grandes nomes da música nacional também alcançaram grande repercussão, inclusive, com os próprios artistas. Em 2019, por exemplo, o cantor Xororó mencionou em entrevista ao GShow ter assistido a uma “matéria fantástica” de 1h46min sobre a dupla Sandy & Junior. O filme foi o primeiro produzido pelo Na Estrada Films.
Em 2020, depois de ser noticiada por alguns dos principais sites de notícias do país, a série documental sobre o grupo Rouge foi reconhecida por duas das cinco integrantes da girlband. Fantine Thó chegou a publicar no Instagram Stories a respeito do trabalho. Na mesma rede social, Aline Wirley enviou mensagens de áudio parabenizando o jornalista. Além disso, os vídeos recebem diariamente grande apoio dos fãs dos artistas homenageados, que compartilham o conteúdo por toda a internet.
A HISTÓRIA DO “NA ESTRADA FILMS”
A paixão de Kevin pelo audiovisual começou cedo aos 11 anos, fazendo os primeiros roteiros e edições de vídeos. “Quando ainda era garoto, já com esta ideia de realizar algo próprio, costumava fazer anotações para futuros projetos. Tudo como um grande hobby feito em um computador simples da minha casa”, disse. Uma década depois decidiu criar o Na Estrada Films para falar de sua outra paixão: a música.
As produções são realizadas de modo totalmente solo pelo jornalista, incluindo pesquisa aprofundada, montagem, mixagem de áudio, tradução e legendas. Os docs priorizam o “Lado B” da carreira de grandes artistas.