Escolas municipais de Manaus irão receber tablets, projetor e notebooks através de parceria Fundação Telefônica Vivo

A Prefeitura de Manaus recebeu 53 maletas que fazem parte do programa “ProFuturo Aula Digital”, na manhã desta terça-feira, 21/6, que serão entregues a 53 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizadas em todas as zonas da cidade. As maletas funcionam de forma off-line e cada uma contém dez tablets, um projetor, um notebook e um projetor.

A Semed é parceira da fundação desde 2017, ano em que a rede municipal de educação foi pioneira no Brasil em aula digital. A titular do órgão, a professora Dulce Almeida, falou que com mais esse recurso pedagógico, a educação pública de Manaus segue o caminho para chegar no topo do ensino no Brasil, que é uma das metas do plano de governo do prefeito David Almeida.

“Essa parceria promove condições para que o professor possa dar uma boa aula e que nossos alunos tenham contato efetivo com a tecnologia. Dessa forma, a educação municipal só cresce. Com isso estamos no caminho certo para alcançar o topo do ensino no Brasil, uma das metas do prefeito David”, relatou a secretária.

O diretor da Escola Municipal Nestor Nascimento, Antônio Jesus, representou os demais diretores que também receberão as maletas. A unidade funciona nos três turnos e atende mais de 800 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Esse material vai potencializar as aulas em todos os conteúdos. Isso é um grande passo para toda a comunidade escolar, já que estamos localizados em uma área periférica da cidade. Nossos alunos estão sendo beneficiados com esse projeto, que no futuro pode mudar a realidade deles”, comentou o gestor.

A entrega das maletas começa na tarde desta terça-feira e, de acordo com o chefe da Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) da Semed, Tiago Pereira, até a primeira quinzena de julho, as 53 unidades receberão o material.

“Até a primeira quinzena de julho, todas essas escolas receberão as maletas, que são um laboratório itinerante. Nenhuma zona ficará de fora. Só na zona rural, 18 unidades serão beneficiadas”, disse Tiago.

O ProFuturo é um programa de educação global e tem como marca registrada combinar a formação técnico-pedagógica de educadores e gestores, com conteúdos e recursos tecnológicos que permitem a personalização da aprendizagem em sala de aula, contando com o projeto Aula Digital, que incorpora a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Atualmente, na Semed, o ProFuturo conta com o apoio de 7 mil profissionais que atendem estudantes em 313 unidades de ensino. “Nós entregamos o material e oferecemos formações aos professores para que eles sejam multiplicadores na utilização desses recursos pedagógicos disponíveis pelo programa. Todo material disponível nos tablets estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, comentou a gerente de Projetos Educacionais da Fundação, Karina Daidone.